quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Inferno Cheio de Boas Intenções

           Este velho adágio assombra a humanidade numa frequência e intensidade que não pode ser ignorado. De boas intenções o inferno está cheio.

           Em termos de política e governos esta é uma grande verdade.  Vejamos alguns exemplos:

           - Direitos Humanos
           Quem a não ser um doente mental pode se posicionar contra os direitos humanos?  Mas, basta olhar para a segurança pública, os ataques em SP ou em SC, para ver que alguns conceitos precisam ser urgentemente revistos.
            A menoridade penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente são exemplos de peças cheias de boas intenções mas totalmente fora da realidade!
           Quem ao ler os livros ou ver filmes sobre o terror das prisões não chega a ficar consternado?  Alguns chegam a sentir empatia por presos, que eventualmente praticaram atrocidades ainda maiores quando do seu convívio na sociedade.   Mas, não é com indulto e visita íntima que se atinge o objetivo de humanização.  É preciso parar para se pensar!
            E na hora de pensar não podemos ouvir a opinião de advogados a este respeito. Hoje, por exemplo, me deparei no jornal O Estado de SP com um artigo defendendo o "inalienável" direito de um advogado não questionar a origem do dinheiro que lho paga.  Ou seja, ao contrário de todos os cidadãos sujeitos às Leis contra a Lavagem de Dinheiro, a entidade que congrega os advogados, acha que eles devem ser impunes, pois caso contrário cerceariam o direito de defesa de seus clientes. Só para constar, para clientes que não tem dinheiro há a defensoria pública !!!
         
           - Lei Seca
            Há alguém a favor de bêbados dirigindo ?    Claro que não !  Contudo, esta lei é uma subversão a lógica que reprime o bom cidadão, que talvez quisesse tomar uma ou duas taças de vinho durante o jantar com sua esposa ou namorada e não pode mais.  De outro lado, pouco piorou para quem de fato causa a morte de alguém no trânsito.
            Comemoram-se a queda dos acidentes no carnaval.  Só não contam que triplicaram a fiscalização nas estradas.  Será que sem uma nova Lei Seca e com a mesma fiscalização o efeito não seria o mesmo?  Engraçado o que R$ 1.900 de multa é capaz de fazer.  Foram mais de R$ 2 milhões aplicados em multas neste carnaval, devido a Lei Seca.  Mas, qual a estatística de presos foragidos capturados durante o Natal? Quantas armas foram apreendidas com motoristas ?
            A falsidade fica clara quando andamos no trânsito e vemos dezenas de carros irregulares todos os dias e nada é feito.  Claro, carros com insulfim fora do padrão geram uma multa baixa e dão muito mais trabalho do que só fazer um incauto soprar o bafômetro...  Isso para não falar em outras irregularidades.

           - Renegociação das Dívidas dos Estados e Municípios com a União
           Os juros das dívidas dos Estados e Municípios para com a União são exorbitantes face a nova realidade brasileira.  Por outro lado, se não me engano, um dos mais destacados funcionários do Ministério da Fazenda, disse que a principal contribuição para a queda no superávit primário veio dos Estados e Municípios...  Logo, renegociar as dívidas neste momento, cuja consequência é a melhora na capacidade financeira dos Estados e Municípios, dificultará novamente o atingimento da meta de superávit primário deste ano.
           Neste caso, não sei se é caso de "inferno", mas certamente a medida que é positiva, não ajuda no cumprimento das metas.

           --------------------------------     x    ---------------------------
          Em síntese, toda e qualquer medida não pode ser julgada pelo seu efeito mais óbvio, é preciso considerar todas as externalidades ou efeitos colaterais, sob pena de ser mais uma boa intenção que nos leva ao inferno, tais quais àquelas que não canso de citar: juros baixos, câmbio desvalorizado, desonerações e subsídios, cotas, etc...

Um comentário:

  1. eu penso de outra maneira não acho que sejam boas intenções, acho que a mira está errada. penso como medico, acho que estão atacando o sintoma e não a causa. enquanto isto continuar a ocorrer os problemas continuaram, pois nunca são a meta, os sintomas são mais latentes e visiveis então geram mais votos dao mai visibilidade porém a meta nao é atacada, nada funciona. Uma palavra que gosto muito, muito mesmo da sonoridade dela: LAMENTÁVEL meu querido colega de profissão, LAMENTÁVEL.
    Vampire

    ResponderExcluir