sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Carnaval da Pobreza !

      A uns 2 anos atrás, em minha antiga página no facebook,  criei um evento cujo tema era "não quero estádio, quero prisão".  Alguns corinthianos, inclusive amigos meus, acharam que eu estava menosprezando a importância do Corinthians.    Não era o caso.  O que eu queria fazer é mostrar o quão esdrúxulo é o setor público, direta ou indiretamente, bancar um estádio de R$ 1 bilhão seja lá para que clube for enquanto existem demandas sociais ainda mais importantes.

      Com um indivíduo, que ficou mais ofendido com minha proposta, tive uma discussão mais aguerrida, pois ele entendeu que o fato de eu achar "prisão" melhor que "estádio" era uma brincadeira de mau gosto com os esteriótipos atribuídos aos seus irmãos de time.  Expliquei que minha escolha por prisão era pela simples razão que naquele momento começava uma nova escalada do crime em SP e aquela me parecia a prioridade no momento.  Mas, o que eu queria acima de tudo é deixar claro que todo o dinheiro que o setor público gasta com "estádios" ele deixa de gastar não só com segurança, mas também deixa de investir em saúde e educação.  

     O ex-prefeito, que felizmente já seguiu em frente com sua carreira política, na mesma época propunha a cessão de terrenos públicos em troca de construção de creches.  Ora, se faltava dinheiro público para construir creche por que dar uma subvenção de R$ 400 milhões para construir um estádio?  Quantas creches poderiam ser construídas com este valor?

      Hoje, lendo notícias na internet, deparei-me com a seguinte informação: O Carnaval 2013 de São Paulo vai custar R$ 33,9 milhões aos cofres públicos da prefeitura, o que coloca a cidade em segundo lugar no ranking de gastos entre as capitais.

      Não posso deixar de pensar como o meu dinheiro de contribuinte está sendo mal gasto, tendo como desculpa a velha ladainha de que isto atrai turistas para São Paulo...  Se o evento é tão grande e importante e conta com a cobertura da mídia e existem patrocinadores não há a necessidade de dinheiro público e os turistas (poucos) virão do mesmo jeito !!!    Volto a me perguntar, quantas creches consigo construir com R$ 34 milhões.  

       Carros alegóricos são bonitos. Eu gosto de vê-los.   Mas, qual é o "legado" que ele nos deixa?

       Já passou a hora dos políticos abandonarem o "pão e o circo" e começarem a investir nosso dinheiro de maneira mais proveitosa !!!


Um comentário:

  1. Eu complementaria Carnaval da alienação. vmaos nos divertir, o que adianta, política, segurança, tragedia,UGH que coisa. Vamos lá bundas, peitos de fora, certa vez ouvi alguem fazer o seguinte comentário " carnaval é
    a realização da mulher do morro, se veste toda, se coloca no chic e desce para avenida, e a rica da sociedade se despe e mostra tudo o que pode não pode." Carnaval é um tempo legal para entrar e fazer tudo o que nao pode: beber, abusar, transcredir. com aval.
    VAMPIRE

    ResponderExcluir