terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A BOVESPA E A PETROBRAS: UMA BREVE NOTA

             Os 5 leitores deste blog devem já estar acostumados com meu pessimismo com o Brasil.  Não vejo "upside" na Bovespa, já que não acredito na atual política econômica e em face do crescimento ainda baixo da economia global.  Por outro lado, eu também acho que alguns papéis já descontaram suficientemente o cenário negativo.  É o caso da Petrobrás em minha opinião.

              Petrobrás divulgou seus resultados ontem e hoje os jornais dão destaques aos inúmeros dados negativos. Mas, resultados, às vezes, são como copos que podem estar meio-cheios ou meio-vazios, dependendo do ponto de vista.    A mídia, aparentemente, preferiu o copo meio vazio. Eu o vejo como meio cheio.  Vou mostrar as duas visões a partir de uma tabela, divulgada pela própria Petrobrás, ontem:


        A esquerda está o copo meio-cheio, que eu prefiro.  A direita, o copo meio-vazio destacado pela mídia.  Do lado direito, os dados anuais, mostram, uma queda em todas as linhas.  De fato, terrível !.  Do lado esquerdo, o que vemos é que comparando o 4o. Trim de 2012 com o 3o. Trim. de 2012, houve uma melhora considerável no Lucro.  O EBITDA caiu. Mas, eu (sei que o Warren Buffet também)  não acredito em EBITDA. Meu conselho: ignore-o, a não ser que você vá comprar a empresa, zerar suas dívidas, sonegar impostos e não reinvestir nem 1 tostão por conta do desgaste dos equipamentos.

         O Lucro Líquido no 4o Trim. de 2012 também melhorou em relação ao 4o. Trim de 2011.

         Enfim, a situação ainda não é boa.  O aumento da gasolina e do diesel aprovado neste ano, também parece menor do que seria ideal.  Mas, a situação está melhorando.

         A nova gestão parece ser mais cuidadosa que a anterior.  

         Em resumo: se derrubarem Petro, talvez seja um ótimo buy opportunity.


Apenas para ficar claro: tenho CNPI, CPA-20 e sou gestor autorizado pela CVM, caso acidentalmente algum leitor, além dos meus 5 amigos habituais do blog, não goste de minha análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário