quinta-feira, 28 de junho de 2012

O SETOR DE PETRÓLEO E OUTRAS ESTÓRIAS DE SAINT OF PAUL OCO

         Dizem que lá em Saint of Paul Oco foram descobertos bilhões de barris de petróleos em reservas no pré e no pós sal.  Todos comemoravam pois seriam auto-suficientes nesta cara commoditie, que lhes causara grandes dificuldades no passado... Passaram anos após o anúncio das novas descobertas (importante frisar o tempo em função do anúncio já que há muito mais tempo estas reservas potenciais já eram conhecidas) e Saint of Paul Oco continuou liquidamente importando petróleo e o mais engraçado, começou a importar álcool também...

        O legal desta história é que várias novas empresas foram criadas para se explorar o novo mercado do petróleo abundante.  Algumas, já tinham alguma expertise e já geravam caixa quando a moda começou e estas iam bem.   

       Conta-se que havia um aventureiro Maicon, que no velho oeste havia participado da corrida do ouro com muito sucesso.  Segundo estatísticos de Saint Of Paul Oco, a probabilidade de uma mina de ouro ser comercialmente rentável é de aproximadamente 1 em 12, e de um poço de petróleo ser rentável é de 1 em 7.  Esse nosso aventureiro teve uma taxa de sucesso na exploração de ouro muito melhor que a média, dizem, os maldosos,  que foi graças ao Pai Dinorah (pai de santo traveco, ex- funcionário público de Saint of Paul Oco, cujos poderes  eram utilizados para prever morte de famosos e minas de ouro produtivas).   "Ora", pensou nosso aventureiro "se eu sou tão bom pra achar ouro que é mais difícil, em petróleo eu vou arrasar... se eu bater um prego no quintal de casa vai jorrar!".

         E foi assim, com seu histórico vencedor, e sua fama de herói que ele se lançou na difícil empreitada de procurar petróleo.  Calculou suas estimativas, imaginando que teria - como sempre tinha - um sucesso proporcional àquele que ele havia obtido na mineração.  Alguns estatísticos maldosos - sempre tem que ter um FDP maldoso - diziam que os eventos "mina de ouro produtiva" e "poço de petróleo produtivo" eram independentes, logo não seria possível fazer nenhuma inferência sobre um em função do outro.  Mas, isto era bobagem....  

        Como explorar petróleo é caro, nosso aventureiro decidiu fazer um IPO, contratando alguns bancos de investimentos para auxiliá-lo.... Foi a alegria dos investment bankers de Saint of Paul Oco: "Moleza, vender ações de nosso grande herói!"  "Dinheiro fácil no bolso, é só mostrar como nosso herói tem super-poderes e uma visão de raio-X que permite ver ouro e petróleo debaixo da terra!!!"   

          Assim, investment bankers, que ganham valor percentual sobre as ofertas e, portanto, quanto mais caro e maior o volume do IPO, maiores seus ganhos fizeram projeções fantásticas e o IPO se fez.

          O tempo passou... Nosso herói com visão de raio-X precisou ir ao oculista e foi então que se percebeu que não era tão fácil assim.   Dizem que a ação da empresa chegou a cair quase 30% num dia só...  Neste dia, um "investment banker" soltou um relatório que reduzia o preço-alvo de 19 raias para 8 raias (o mais engraçado é que neste banco ninguém foi mandado embora... se fosse na vida real eu teria demitido 3 vezes o analista que fez as primeiras projeções,  se fosse na vida real a CVM ou a SEC iriam apurar a inépcia...mas, não era na vida real, era em Saint of Paul Oco!).

           Enfim, a empresa de nosso aventureiro não virou pó. Ela não é ruim, só valia muito menos, já que ele não tinha super-poderes e Pai Dinorah, após ter previsto a morte da Rainha dos Peixinhos 5 vezes, caiu em descrédito também!


                              -----------------            x            ---------------

As Sardinhas e os Tubarões.

       Saint of Paul Oco é um lugar de paz.  Lá, debaixo das profundezas, a palavra para amizade é conchavo.    O conchavo era tão adorado que dizem que até as Sardinhas conchavaram com os Tubarões. Tubarões e sardinhas ficaram tão amigos, que atualmente é difícil saber quem é Tubarão e quem é Sardinha!

     Alguns folcloristas especializados em Saint of Paul Oco defendem a tese que todos são tubarões fantasiados de sardinhas.  Até mesmo os moluscos. Embora eu não entenda o que isto quer dizer.


                       -------------------           x      -------------------
O Novo Código Penal de Saint of Paul Oco

        Lá em Saint of Paul Oco o crime ficou tão comum, que  decidiram que alguém deveria convocar um grupo de juristas imbecis para elaborarem uma grande reforma do código penal.

         Em Saint of Paul Oco, os imbecis são realmente adorados, ocupam ministérios, cargos públicos.  Gente de destaque.   Estes - o que se encarregaram do novo código penal - tão imbecis que eram (e, portanto muito adorados e respeitados) decidiram que não precisavam ouvir ou consultar os cidadãos de Saint of Paul Oco (que não eram moluscos, nem sardinhas, nem tubarões, apenas peixes-palhaços!).  Eles - os imbecis - decidiram que não precisavam aumentar as penalidades.  E como não aumentavam penalidade não precisavam reduzir a "maioridade para compensar".

          Decidiram que não pagar imposto, desde que declarado, não seria mais crime.  Portar droga (qualquer uma) também não seria.  Contudo, para compensar, estabeleceram um novo crime "ser cidadão". Quem cometer o crime de ser "cidadão" é automaticamente condenado a pagar impostos abusivos, recebendo em troca  o direito de morrer em casa (sem assistência médica), de ser roubado (também a domicílio)....

        Quem ligava para isso?  Afinal, lá quem não era tubarão (ou molusco) era peixe-palhaço!



       

Um comentário:

  1. Trata-se de mais uma aventura carioca, alavancada pela mídia $ocial e pela dupla caipira da praia Cabral%Paes, tbm patrono dos Cavendishs da vida, e por que não de alguns corretores zoológicos-eufemismo-
    Dizem as boas línguas que até 1995, o herói da Magueira quebrou tudo em que se meteu. Se por osmose ele não tivesse acesso ao sub-solo!, osmose? eu disse?, nem a dupla caipira da praia conseguiria alavancá-lo. Viva o Rio, viva o Brasil
    PS. Fortunas como a suposta dele, aqui no Snt Paul do Oco existem ha mais de 100 anos, muitas bem sucedidas e já na quarta geração.
    Marito Cobucci

    ResponderExcluir