quarta-feira, 13 de junho de 2012

Instituições Financeiras de Saint of Paul Oco


O tema é largo e existem muitas lendas sobre o sistema Financeiro de Saint of Paul Oco.  Já contamos algumas.  Hoje vou contar outra.

                Dizem que lá em Saint of Paul Oco, certo dia, por exemplo, ontem, um dos principais bancos sofreu com a greve de vários de seus funcionários, sem que a notícia ganhasse destaque na imprensa.  Um especialista em lendas de Saint of Paul Oco, diz que as duas coisas estão relacionadas à decadência do país.  De um lado, a imprensa de Saint of Paul Oco que se recusa a aprofundar-se ou divulgar notícias negativas de seus principais anunciantes, contribuindo para alienação do povo de Saint of Paul Oco, que acredita em seus políticos e instituições.  De outro, segundo ele, este grande Banco, o banco da Pedra Coral, que em outros tempos teria se destacado como um dos melhores lugares para se trabalhar, teria passado a adotar um sistema de remuneração que incentiva a irresponsabilidade.

                Vale contar um pouco sobre a lenda da política de Recursos Marinhos, adotada pelo Banco da Pedra Coral.    Dizem que lá, depois de passarem por uma grande fusão, vários de seus executivos foram demitidos e aparentemente quem teria tomado conta de áreas importantes teriam sido os executivos do Banco Desunião.  Não vem ao caso, desta lenda, as razões e motivos desta movimentação.   Mas, dizem, que mais ou menos a partir daí, o banco da Pedra Coral passou a adotar um sistema de “limpeza dos cardumes”.

                Para quem não sabe, cardumes e rebanhos são vítimas de ataques de predadores.  Dizem que os ataques dos predadores melhoram a qualidade dos rebanhos e cardumes, já que são justamente os animais doentes ou lerdos que são capturados, sobrevivendo os mais ágeis e aptos.  O resultado é que os “cardumes” a longo prazo se tornam “ótimos”, pois eles serão formados apenas pelos melhores.  

                Os mais radicais (puta que pariu, sempre tem que ter algum radical!) comparam o sistema de “limpeza de cardumes” ao nazismo.  De novo, não vem ao caso. O que importa na lenda são os efeitos desta política para o Banco da Pedra Coral.   Vamos antes explicá-la um pouco.

                Todos os funcionários do Banco da Pedra Coral são classificados periodicamente em “quintis”, ou seja, são divididos em grupos da seguinte forma: os 20% melhores (que recebem ótimos bônus); os 20% seguintes, que foram bem que recebem bons bônus, os 20% que ficaram na média  recebem bônus medianos, os 20% seguintes, logo abaixo dos médios, recebem um cala boca, e os 20% piores são avisados que se continuarem assim podem ser mandados embora no ano seguinte, afinal o cardume precisa melhorar.

                O pior do problema é que esta classificação entre bons e ruins é feita setorialmente.  Para entender melhor imaginem que a área A, apresentou resultados fantásticos, muito acima de qualquer outra área do banco e das metas determinadas.  Suponhamos que você é o funcionário X, que pertence a área A, e que você também bateu suas metas e teve ótimos resultados, eventualmente acima de qualquer outro funcionário das outras áreas, mas, como você é um tremendo pé-frio, você foi o pior funcionário da área A.  Você será admoestado, por sua incompetência, seu MERDA !

                Como ninguém quer ser um “merda”, coisa que acontece se você estiver entre os piores da sua área, você não tem razão nenhuma para cooperar com seus colegas de área. É cada um por si (eita ambiente bom pra se trabalhar!).  Eventualmente você até torce para seu colega se fuder, é melhor que ele seja o “merda” do que você.  

                Já que o ambiente que você trabalha é ruim, e você corre o risco de ser mandado embora mesmo tendo resultado bons, você tem o incentivo para arriscar o máximo, principalmente por que você odeia seu patrão.  
                Eu não conheço o final desta lenda, mas parece que o Banco da Pedra Coral, que outrora foi o maior banco privado de Saint of Paul Oco, começou a perder espaço e a chafurdar no mar de lama.
          
                O pior, dizem os especialistas em lendas ligadas ao sistema financeiro de Saint of Paul Oco, é que este modelo é semelhante ao que levou os países da superfície às crises da atualidade.  E, infelizmente, sistemas de remuneração que incentivam a irresponsabilidade, teriam acontecido em bancos que operam consignado (lenda já abordada no blog) e em bancos que operam financiamento de veículos, tais como o Banco da Represa.    Segundo estes especialistas, estes modelos, associados a ineficiência regulatória e fiscalizadora do Banco Central de Saint of Paul Oco (apesar de seus avançados modelos estatísticos), teriam levado Saint of Paul Oco a afundar ainda mais na merda.

3 comentários: