sexta-feira, 23 de novembro de 2012

COTAS, ENEM, DESIGUALDADES E O ESTADO AUSENTE



            Todos que leem meu blog – embora sejam poucos – sabem que sou completamente contra cotas.  A razão de minha oposição é simples: as cotas não solucionam – e até pelo contrário – o problema da desigualdade de oportunidades. 

            Têm sido uma rotina, políticos promoverem leis ilógicas tendo com o único objetivo de mascarar o fato inequívoco do mau uso do dinheiro público.  Mau uso que pode ser percebido na qualidade dos serviços públicos oferecidos. Não é preciso ir além das primeiras páginas dos jornais para se constatar que não há segurança, dos descasos com a saúde pública e de inúmeros casos de corrupção.  Enfim, o setor público rotineiramente falta com seus deveres e, para compensar, cria leis – entre elas as de cotas – que apenas servem para manter os políticos em seus cargos e conter uma revolta ainda maior da população.

            Quanto ao ensino público as cotas servem como um contrapeso à sua péssima qualidade. Já que o Estado proporciona uma educação de M...., ele garante cotas nas faculdades para os "desfavorecidos" (?).  Hoje, com base em dados do ENEM de 2011, vou mostrar que nem este objetivo é atingido.  Vamos ver que mais injustiças são cometidas sob a bandeira da “inclusão social”!

            Vamos às estatísticas.

11)      Comparação de Médias por Rede

REDE
Média de MEDIA_GERAL
Estadual
477,3899755
Federal
567,6136327
Municipal
504,2650358
Privada
560,5856312
Total geral
519,0841394
Primeiro dado interessante que vemos é que a média das notas do ENEM das escolas federais foi acima da média das privadas.   Ora, o aluno das escolas federais também tem direito às cotas.  Quem vocês acham que vai conseguir vaga na faculdade: o aluno da escola municipal ou o da federal?

22)      Escolas Públicas com Média Acima das Privadas

221 escolas públicas, com 25812 estudantes que fizeram a prova do ENEM, tiveram média superior às escolas privadas.  Estes 25812 estudantes correspondem a 4,63% do total.  A maioria destas escolas são ETEC´s, que em geral têm vestibulinhos para entrar.

Quantas delas ficam, por exemplo, no interior do Nordeste?  Nenhuma.

De novo: quem vocês acham que vai conseguir vaga na faculdade, o pobre do interior ou uma minoria que teve acesso às ETECs?

33)      Escolas Privadas com Média Abaixo do ENEM


856 escolas privadas, com 23227 estudantes que fizeram a prova do ENEM, tiveram média inferior à média geral . 

Não é difícil de perceber que parte delas ficam nas periferias das cidades.



       Estes poucos dados mostram a criação de “uma nova elite” de beneficiados. Já que os 25 mil estudantes em escolas federais e ETECs poderiam em tese tomar todas as vagas reservadas para os cotistas provenientes de escolas públicas !   Enquanto isso, pais zelosos que, na falta de alternativa (seja pela inexistência da oferta de vagas, seja por falta de segurança), com muito custo matricularam seus filhos em escolas privadas da periferia, às vezes abrindo mão de sua própria qualidade de vida,  pois sonharam em proporcionar aos seus filhos um futuro melhor, os veem alijados da possibilidade de entrar numa faculdade pública !!!


ISTO É JUSTO ????????????

2 comentários:

  1. Bom dia! Justiceiro! concordo com o texto em genero numero e grau (como diria minha querida professora de portugues). Vou complementar, pois tenho conhecimento suficiente da causa. O problema meu caro economista é de ordem humana é não só governamental. O governo quer resolver com cotas o problema que ele mesmo criou, O funcionalismo público. Todos mamando no Estado. Não vou generalizar ki pq há professores muito competentes e comprometidos com seu trabalho, mas a grande maioria não é assim. A escola depende, hoje, exclusivamente da competencia do seu diretor. Um diretor ativo e comprometido faz com que o nivel de ensino melhore absurdamente, acredite. O governo criou este negocio passa todo mundo, para contentar a classe votante, mas isto não funciona. Este aluno passa no ensino medio, entra na faculdade de pois? repete o 1 ano. Fica de DP e não consegue acompanhar. Adianta? Vou além, isto eu não sei e se voce souber publique, quem está verirficando isto? quem passa por cotas consegue acompanhar depois? ou so toma a vaga e é jubilado da faculdade? estamos produzindo mao de obra realmente qualificado e interessada na produtividade e no cumprimento de sua profissão? Meus frutos tem direito a cota e fazemos questão de não usá-la porque isto é contra a nossa constituição. DIREITOS IGUAIS A TODOS, QUEM É BOM QUE ENTRE. então, ESTADO JUSTO E IGUALITARIO, FAÇA SEU PAPEL E DE EDUCAÇÃO BOA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO EM TODAS AS ESCOLAS. DE CONDIÇÕES PARA O PROFESSOR TRABALHAR, PORQUE SEM SEGURANÇA QUEM TRABALHA BEM? COM BANDIDO MANDANDO FECHAR A ESCOLA, QUEM TRABALHA EM PAZ, QUEM TRABALHA DIREITO SENDO AMEAÇADO PELA FAMILIA DE SEU ALUNO QUE VOCE REPROVOU PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE.
    EDUCAÇÃO DEVER DE TODOS, de TODOS, da ESCOLA, da FAMILIA, da SOCIEDADE e do GOVERNO, CLARO.
    Assunto muito estressante. COTAS BAH! TAMPANDO O SOL COM A PENEIRA
    Vampire

    ResponderExcluir
  2. Economista justiceiro, desculpe o texto enorme mas foi inevitavel. Prometo da proxima vez ser mais contido.
    Vampire

    ResponderExcluir